Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

12 Conselhos para Desenvolver sua Autoconfiança e Ousadia




Para ajudar com ideias praticas, segue abaixo, 12 conselhos que podem ajudar você a desenvolver uma maior autoconfiança e maior ousadia, o que certamente irá ajudar sua carreira, seus negócios e sua vida pessoal:
1) Comece assumir atitudes de riscos razoáveis. Faça pequenas atividades que exijam pequenos riscos, mas que se não derem certo não irão comprometer grandes perdas. Pouco a pouco vai assumindo riscos maiores.
2) Manifeste a sua opinião e defenda os pontos de vista que você acredita estarem certos. Não dê tanta importância aos que os demais pensam sobre você. O importante é você começar a manifestar suas idéias e opiniões no ambiente adequado e momento adequado. Se outros provarem que está errado, então simplesmente aceite, agradeça e aproveite para mudar suas idéias, crenças e percepções.
3) Reconheça os seus erros para si mesmo e para outros sem, no entanto, se desvalorizar perante os mesmos. Errar é natural e não precisamos ter vergonha disto. Anti-natural é ficar se corroendo internamente com desvalorização pessoal.
4) Não permita que humilhem você. Fale sério e mantenha-se firme na decisão de não permitir que o desvalorizem. Expresse que não está satisfeito com o referido comportamento e dê um “gelo” em quem trata você mal. Ou encontre qualquer outro modo de demonstrar que você não quer e não aceita ser maltratado e desrespeitado.
5) Diga abertamente quando não entendeu o que está sendo dito. Muitas vezes temos vergonha de dizer que não entendemos, e por isto não compreendemos o que os outros dizem, e tampouco aprendemos algo realmente novo para a vida.
6) Não tema se embaraçar ou falhar perante os outros. Lembre que as pessoas que são as mais bem-sucedidas, que mais prosperaram e venceram na busca de seus sonhos, são geralmente as que mais vivenciaram os momentos de sofrimento por falharem na vida, pois para chegar aonde chegaram tiveram que passar por muitas dificuldades reais e muitas barreiras emocionais ao longo do caminho. Foram as que mais falharam porque também foram as que mais esforços e tentativas fizeram em direção aos seus sonhos e ideais. A grande diferença é que elas não se encolheram e desistiram quando cometeram alguma falha ou erro. Apenas corrigiram a rota e tentaram de novo até conseguirem o que queriam, e por isso foram muito mais longe do que os demais.
7) Tente fazer coisas novas. Experimente fazer coisas diferentes do que sempre faz. Procure aprender novos conhecimentos, novas idéias, novas habilidades. Lembre-se que ao se esforçar para aprender coisas novas você se torna mais aberto, flexível e confiante. Portanto, aceite novas experiências, novos sabores, novas cores, novos caminhos e novas idéias.
8) Conheça novas pessoas e fale com desconhecidos (aprenda a sair da sua zona de conforto). Arrisque-se falando com pessoas estranhas, desconhecidas e com idéias diferentes das suas. Não se preocupe em provar que está certo, mas tente ouvir e pensar sobre o que dizem, e tente aproveitar ao máximo para mudar e evoluir. No mínimo estará fortalecendo suas relações e sua capacidade de respeitar e tolerar aos demais, o que lhe ajudará em muitos momentos da vida social, pessoal e profissional.
9) Mentalize-se agindo diferente e enfrentando as situações de melhor maneira. Quanto mais você mentalizar agindo com novos padrões de comportamentos, tanto mais facilmente você passará a agir com atitudes mais adequadas e positivas.
10) Faça compras em lojas que não costuma comprar, ou nas que se sente intimidado ou desconfortável (interiormente). Entre, olhe, pergunte, e não se sinta obrigado a comprar pela intimidação de algum vendedor mais dominador ou manipulador.
11) Aceite convites para participar de reuniões, debates ou festas, mesmo que não saiba quem poderá estar lá, ou mesmo sabendo que não terá nenhum conhecido no local. Será mais uma oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer mais amigos, bem como uma maneira de fortalecer sua auto-estima e autoconfiança.
12) Comece a tomar pequenas decisões, mesmo as mais banais. Pense no que precisa decidir e decida por algo. Parabenize-se por agir como uma pessoa decidida. Lembre-se que aprender a tomar decisões se aprende tomando pequenas decisões.

Bruno Krug – Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
contato@brunokrug.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário